Um pouco da história do LEPQI...
O LPEQI (Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão) é composto por Professores formadores, alunos de pós-graduação e de graduação da Universidade Federal de Goiás e, estão sob a orientação da Profª Drª Anna Maria Canavarro Benite.
Considerando que a cidadania se refere à participação efetiva dos indivíduos, tenham eles necessidades educativas especiais ou não, em todas as esferas da sociedade, torna-se evidente a necessidade do ensino de ciências. Deve-se ensinar Ciências para permitir ao cidadão ser protagonista do mundo que vive.
Entendendo também que política de inclusão escolar tem como objetivo a promoção da “educação para todos” e que, na escola todos são atores, mas os professores são atores de “primeira ordem”, temos a concepção de que se devem intensificar os esforços para que lhes seja garantida a formação necessária ao exercício da profissão docente.
Assim, não apenas o professor em formação deve ser contemplado, mas aqueles que já está em exercício, pois há necessidade de ações que se estendam também a esses profissionais, propiciando - lhes situações de análise e reflexão sobre suas próprias condições de trabalho e vivências, permitindo - lhes estabelecer relações entre a sua ação pedagógica e os pressupostos teóricos que estão subjacentes a ela.
Nesta perspectiva e sobre os pressupostos do Materialismo Histórico Dialético institui-se o LPEQI, como agente pesquisa, reflexão e transformação da sociedade. Sendo assim, este blog se constitui como uma janela para exposição dos trabalhos e iniciativas deste grupo, e também fonte de conhecimento para àqueles que desejam melhor entender o ensino de ciências dentro da perspectiva da Inclusão.
34ª SBQ Florianópolis - SC
Há 13 anos